Fuja da arrogância!

1 comment



Acabo de voltar de um retiro, entre as diversas atividades e palestras, rolou um “papo de macho”, fizemos um círculo, apenas com homens, colocamos nosso pastor e outro membro da minha igreja (o mano JJ) no meio do círculo e disparamos as mais diversas perguntas, expondo nossas dúvidas sem vergonha alguma. Foi um papo proveitoso. 


Grande parte da pessoas que compunham este círculo, eram homens que estavam na igreja e na caminhada cristã a algum tempo, possuíam dúvidas simples de serem respondidas. Fiquei muito feliz em vê-los expondo suas dúvidas e sendo respondidos de forma humilde e simples.


Após este papo, em uma roda de amigos, conversávamos sobre algumas deficiências que as pessoas possuíam dentro de seus círculos religiosos e algumas dúvidas que possuíamos a respeito de questões bíblicas. Entre desabafos e confissões, pude notar que grande parte das pessoas – dentro de meu círculo de amigos – não se sentem à vontade de realizar questionamentos ou pedir esclarecimento de suas dúvidas, pois sua vergonha as bloqueiam, possuem medo de serem julgadas. 


Talvez, isto se dê ao fato de que uma parcela daqueles que se julgam “intelectuais”, possuem um nível alto de arrogância e sarcasmo, gerando nos outros um bloqueio, criando medo de expor suas dúvidas e serem respondido de forma leviana e/ou constrangedora. Incluo-me entre as pessoas que as vezes se exaltam ao responder algo que não aceito ou julgo como correto dentro as minhas convicções, mas pela graça de Cristo, tenho conseguido controlar este comportamento, deixando a arrogância de lado e buscando entender e aprender com ponto de vista alheio. Nesta “brincadeira” já aprendi várias coisas que agregaram positivamente. Já obtive várias respostas duras, que me cauterizaram em relação a determinadas pessoas.


Também é possível encaixar no “grupo dos tímidos”, pessoas que não dão o braço a torcer, não querem demonstrar fraqueza ou ignorância a respeito de algo, negando que possuem dúvidas sobre algum assunto. Geralmente este grupo é composto por pessoas que possuem muitas expectativas depositadas sobre eles (como já conheci alguns que passam por isto). Esta arrogância, deve ser o motivo pelo qual várias pessoas procuram ser autodidatas, não querendo ajuda de terceiros. 


Enfim, diante destas observações, cheguei a uma conclusão: o mundo seria um lugar muito melhor se fossemos mais paciente e menos arrogantes. Admiro quem, mesmo tendo um grande conhecimento, consegue responder de maneira humilde aos que possuem dúvidas. Entretanto, diariamente, o que observo são pessoas que querem provar que sua teologia é muito melhor e que as outras merecem ser massacradas junto com seus seguidores, ao invés de apenas apresentar o porque de seus respectivos pontos de vista, mas o confronto direto é muito mais satisfatório para seus egos. Isto pode se aplicar todo tipo de assuntos relacionados ao conhecimento sobre algo. É utopia acreditar que um dia isto vá mudar, entretanto pequenas mudanças podem causar grandes efeitos. 


Finalizo com uma frase do meu pastor, durante o papo de macho:


“Não sei todas as coisas. Vou responder o que eu souber e vocês podem ir me ajudando. O que não soubermos vamos pesquisar depois.” — Argeu Dourado.

Atenciosamente, 

1 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, que legal. Que Iniciativa brilhante para escrever sobre aquilo que aconteceu em nosso meio. Normalmente valorizamos as coisas que acontecem na casa do outros, sem notarmos aquelas que acontecem em nosso meio, muito perto de nós. Que Deus te abençoe nobre Yuri, com muita graça e inteligência para produzir belos outros textos. Pr Argeu Dourado

Tecnologia do Blogger.